2015 foi DELAS!

Num setor até então considerado machista, como o de feiras e eventos de negócios, três mulheres roubaram a cena e foram destaques em 2015: Waleska Santos, fundadora e ex-presidente da Feira+Fórum Hospitalar; Liliane Bortoluci, diretora da Feimec; e Maria Antonia S. Ferreira, criadora das feiras MercoAgro e ExpoMeat.

Por Ivaldo Gonçalves

Em um segmento de mercado, como o de feiras e eventos de negócios, onde a presença masculina sempre foi imperativa até pouco tempo, as mulheres começam a se sobressair. E seria um erro iniciar este post sem abrir parênteses para falar da inesquecível participação e desempenho de Vivi Haydu, diretora das feiras Fenit e Fenatec, da antiga Alcantara Machado, nos anos 90. Competente e sempre antenada com o mercado, foi ela que abriu caminhos para o crescimento da participação feminina neste setor no Brasil.

Waleska Santos foi, sem dúvida alguma, o grande destaque de 2015. Vice-presidente do Grupo São Paulo Feiras (da Couromoda), o qual possui Francisco Santos como presidente, conseguiu por talento e competência, se sobressair à sombra do marido, e fechar um ciclo vitorioso com a fundação, estruturação e comercialização de um dos produtos (feiras) melhor estruturado e de melhor imagem de marca do mercado brasileiro dos últimos anos: a Feira+Fórum Hospitalar – principal evento internacional do segmento de saúde na América Latina – comprada recentemente para o grupo britânico UBM. Médica, ela atua há mais de 35 anos no setor, e mostrou uma eficiência de tirar o chapéu na criação, administração e venda da marca. Coisa rara neste setor hoje em dia.

Outro destaque foi Liliane Bortoluci, atual diretora de feiras industriais da BTS Informa – Feimec, Expomafe e Plastico Brasil. Engenheira, ela é cria de Evaristo Nascimento. Começou no segmento na área comercial, cercada de vendedores, mas sempre demonstrou garra e coragem para enfrentar esse universo até então de dominância masculina. Tanto é que se sobressaiu e transformou-se em uma das principais diretoras da Reed Exhibitions Alcantara Machado, gerenciando o portfólio das grandes feiras industriais da empresa. Em 2015, trocou a Reed pela concorrente BTS para gerenciar o projeto de feiras industriais, coordenadas pela Abimaq. Com isso, conseguiu despertar os sentimentos mais antagônicos neste mercado. Sempre administrou feiras de sucesso, agora possui um grande desafio em sua carreira, construir grandes marcas e grandes produtos.

Para muitos, o mercado de carne sem ela estava sem graça. E ela voltou. A empresária Maria Antônia S. Ferreira, criou a Enterprise Feiras & Eventos e retornou com força total ao ramo com o lançamento das feiras MercoAgro e ExpoMeat, voltadas à indústria frigorífica. Sua irreverência e carisma sempre marcaram seus mais de 30 anos como editora de revistas e organizadora de feiras para os segmentos de carnes, lácteos e pescado. Após vender as feiras TecnoCarne e ExpoAgro para a BTS Informa, ficou, por questões contratuais, no freezer por um tempo, mas em 2015 retornou ao segmento e demonstrou mais soberania do que nunca.

Três mulheres, com atuações de destaques na gerência de feiras em segmentos econômicos ainda dominados pela forte presença masculina, impulsionaram os negócios do setor brasileiro de feiras e eventos em 2015.